-
Arquitetos: Architects Collaborative
- Área: 550 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Vibhor Yadav
-
Fabricantes: Asun Solar, AutoDesk, Hafele, Jindal Mechno Bricks, Kohler, Script, Spin, Window Magic
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um distrito urbano de alta densidade em Nova Deli, Índia, o projeto inserido em um pequeno lote de 100m² e está localizado entre residências com terrenos de tamanhos semelhantes. Com um contexto definido por um desenvolvimento orgânico desordenado e intenção nua e crua do projeto, a casa se apresenta como um exemplo que denuncia ambos. Uma casa para duas famílias, dividida em 2 duplex com projeto semelhante para atender a cada uma.
O terreno, com três dos seus lados abertos, com estreitas fachadas frontal e posterior, precisava de uma terceira face mais longa para introduzir uma sensação de abertura e luz. O projeto foi baseado em uma planta aberta com 3 quartos. O tamanho reduzido obrigou os duplex individuais a se tornarem interativos, convergindo para um pátio interno de pé-direito duplo. Em ambos os lados, as funções partilhadas são limitadas, os espaços privados, situados no nível superior, são privilegiados com as vistas e com o pátio interno que se torna um pivô de interação.
Um envoltório permeável de tijolos envolve as fachadas e suas funções em um todo coeso. A parede, definida por uma trama de tijolo gradiente, ajuda o ar a entrar em todos os espaços da casa quando necessário. Abrindo-se para o pátio central e estreitando-se para ambas as extremidades, as perfurações nas paredes garantem a privacidade dos quartos, mantendo um fluxo constante de luz natural.
Composto por uma paleta de base crua, concreto envelhecido e tijolo cinza bruto por trás do vidro definem a totalidade da casa. Com a utilização do granilite para substituir a pedra ou o ladrilho, intercalado com madeira natural simples e espaços verdes interiores, a casa presta uma homenagem ao carácter bruto dos seus materiais e à sua atemporalidade.
A abundância de concreto, culminando no teto do pátio central de pé-direito duplo, madeira natural, granilite, toques de vime e vidro transparente, e fundo de parede de tijolo, demonstra uma paleta de materiais simples com memórias de um projeto dos anos 60 e 70.